sábado, 16 de janeiro de 2010

Obstáculos que o impedem de beneficiar-se da Palavra

"Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e sim contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes."(1)

Quer note quer não, forças espirituais estão constantemente tentando influenciá-lo através de seus pensamentos. O Diabo e os seus comparsas não são tão poderosos como Deus e os Seus anjos, mas são tão reais e tão ativos.

Por que eles tentam tanto entrar nos seus pensamentos? Porque se conseguirem influenciá-lo, poderão afetar as suas ações.

Na mesma passagem do versículo acima citado, o apóstolo Paulo explica como resistir aos ataques do Diabo: vestindo a armadura espiritual de Deus. Ele faz uma analogia à armadura usada pelos soldados romanos da sua época. "Tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficai firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçado os pés na preparação do evangelho da paz, tomando sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus."(1)

Dos seis itens descritos, somente um é uma arma de ataque - "a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus". Então qual você supõe seria o primeiro objetivo do seu adversário? - Desarmá-lo! Se conseguir fazê-lo abaixar a espada, você não apenas deixará de ser uma ameaça para ele ou para os seus planos, mas também se tornará uma presa mais fácil. Isto em si é razão suficiente para fazê-lo tornar o seu tempo na Palavra realmente proveitoso, pois sua vida espiritual depende dele!

A Bíblia também nos diz que não devemos ser ignorantes dos ardis do Diabo.(2) Um homem prevenido vale por dois. Se estiver ciente das táticas mais comuns do Diabo, será mais fácil reconhecer e enfrentá-lo quando as lançar contra você, o que ele com certeza fará! Aqui há quatro às quais deveria estar atento:
Falta de concentração. Alguma vez você acabou de ler algo - um livro, um artigo, uma reportagem, ou seja o que for - e percebeu que não lembrava quase nada? Pode ter passado por centenas ou milhares de palavras de texto, mas nada ficou registrado porque você não estava se concentrando. Se for apenas um artigo de revista ou uma história, talvez não seja uma grande perda; mas se for a Palavra de Deus, então será uma grande perda!

A chave para superar esta armadilha do Diabo é orar antes de ler. Peça a Deus para abrir os seus olhos espirituais e ajudá-lo a ficar alerta. Ore para que Suas verdades penetrem e tornem-se parte de você.

Depois, ao ler, faça um esforço consciente para resistir às distrações e disciplinar a sua mente a pensar no que você está lendo. Algumas pessoas acham que ajuda ler em voz alta e grifar os pontos principais, ou copiar num caderno os versículos-chave.

Faça a sua parte e ficará surpreso ao ver quanto o Senhor o ajudará a aprender do que ler.

"Ficar ocupado." Não fique surpreso se cada vez que sentar-se para ler a Palavra por alguns momentos, sua mente for inundada por pensamentos de outras coisas que poderia estar fazendo em vez de estar lendo a Palavra. - Planejar o jantar ou o dia de amanhã, fazer um telefonema que esqueceu ou cuidar de algum negócio que não terminou. Quando menos espera, estará tão ocupado fazendo outra coisa que se esquecerá totalmente do tempo que queria passar com o Senhor e lendo a Palavra. Você acabou de cair em outra das armadilhas do Diabo - ficar ocupado!

É claro que muitas das outras coisas em que você pensa são importantes e você precisa tomar providências, só que não durante o seu tempo na Palavra. Tenha um caderno e uma caneta à mão para anotar o que lhe vier à mente e do qual precisa cuidar mais tarde - sem ter que se preocupar pensando que vai esquecer. Isto o deixará livre para dispensar atenção total ao seu tempo na Palavra.

Cepticismo e dúvida. Nesta era de ciência e tecnologia, para muitas pessoas ver é crer. Até que algo possa ser provado cientificamente, para elas não é verdadeiro. Mas isso é o oposto da maneira como a fé funciona. Com fé, crer é ver. Primeiro você precisa aceitar as coisas por fé, só porque Deus diz que são de uma certa maneira, e então entenderá ou "verá". Foi exatamente o que São Agostinho (354-430 d.C) queria frisar quando disse: "Entender é a recompensa da fé. Portanto não busque compreender para que possa crer, mas creia para poder, então, entender".

Então como se consegue fé? A Bíblia nos diz que a fé vem do ouvir a Palavra de Deus.(1) "Ouvir" neste sentido não significa apenas ler ou escutar a Palavra, mas aceitá-la, absorvê-la e deixá-la fazer parte de você. Quanto mais aceitar a Palavra, mais a sua fé aumentará.

Algumas pessoas, porém, nunca encontram fé porque não lêem a Palavra no estado de espírito correto. As que têm uma atitude céptica encontram defeito e não fé, e tampouco percebem que o Diabo está por trás de suas dúvidas. Este truque remonta ao Jardim do Éden, quando Satanás tentou Eva a comer o fruto proibido. Para convencê-la a desobedecer a Deus, teve primeiro que fazer com que ela duvidasse da Palavra, o que conseguiu através de uma pergunta aparentemente inocente: "Foi isso o que Deus disse …?(1) Não caia nesse truque!

Incredulidade do mundo à sua volta. Já notou que a maioria das sociedades "esclarecidas" em muitos dos países desenvolvidos pensa que não precisa de Deus? Desde os livros didáticos às telas de cinema, o Senhor é cada vez mais objeto de escárnio e cinismo, e aqueles que levam a Sua Palavra a sério e tentam modelar as suas vidas de acordo com ela, geralmente são considerados fanáticos religiosos, ou pelo menos esquisitos.

Mas só porque os escarnecedores são a maioria não significa que estejam certos. "Larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição", Jesus disse, "e muitos são os que entram por ela. Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e são poucos os que entram por ela".2 Não deixe que a incredulidade de outros impeça você de encontrar essa porta estreita!

* * *

Cante-as mais uma vez pra mim,
Palavras maravilhosas de vida.
Deixe-me ver mais dessa beleza sem fim,
Palavras maravilhosas de vida
Palavras de vida e beleza,
Ensinam-me fé e dever com clareza:

Lindas palavras, maravilhosas,
Palavras maravilhosas de vida.
Lindas palavras, maravilhosas,
Palavras maravilhosas de vida.
—Philip P Bliss.

* * *

As Palavras da Bíblia são vida! Se fico desanimado no espírito ou cansado, ou se o Diabo tenta me desencorajar, ou se a minha força falha, encontro forças e bênção na Palavra de Deus.
Se ao menos aqueles que estão atribulados, desencorajados e que se sentem derrotados pudessem ver que na Bíblia encontrariam a ajuda e o consolo que precisam, o mundo seria bem diferente, e muitos problemas seriam resolvidos. E faria uma grande diferença se as nações vivessem segundo os preceitos da Bíblia!
Inúmeras vidas foram completamente transformadas através da leitura da Palavra de Deus - algumas delas foram elevadas das posições mais baixas às maiores alturas. Sem dúvida a Palavra de Deus é vida e força!

* * *

Algumas pessoas estão cientes disto, mas ainda assim negligenciam a leitura da Palavra e depois ficam sem entender porque estão desanimadas e lhes falta a graça cristã. Dedicam tempo e consideram tudo o mais prioridade, mas dispensam apenas alguns momentos para ler aquilo que teria embelezado o seu dia e ajudado a resolver os seus problemas.
—V.B.B

* * *

A Bíblia retrata a mente de Deus, o estado do homem, o caminho para a salvação e a alegria dos crentes. Sua doutrina é sagrada, seus conceitos são consistentes, sua história verdadeira, suas decisões imutáveis. Leia-a para ser sábio, acredite nela para ficar seguro, pratique-a para ser santo. Ela contém luz para guiá-lo, alimento para sustentá-lo e consolo para alegrá-lo. É o mapa do viajante, o cajado do peregrino, o conforto do piloto, a espada do soldado e o caráter do cristão. Aqui o céu é aberto e os portões do inferno fechados. Cristo é o assunto e a Glória de Deus o seu fim! É uma mina de tesouros e saúde para a alma e um rio de prazer. Ela é dada a você aqui nesta vida e será aberta no Juízo. Está estabelecida para sempre!

"Muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará."(1) Comentando sobre essa profecia a cerca dos dias mais próximos à vinda de Jesus, Isaac Newton [1642 - 1727] escreveu certa vez que se fosse verdade, um novo modo de viajar teria que ser inventado. O conhecimento aumentaria de tal maneira, no seu entender, que o homem seria capaz de viajar a uma velocidade de oitenta quilômetros por hora.

Poucos anos depois, o filósofo francês, escritor e céptico declarado, Voltaire afirmou: "Vejam a grande inteligência de Newton, que descobriu a gravidade e depois começou a estudar o livro chamado a Bíblia. Ao que tudo indica, para poder acreditar em sua fabulosa bobagem, acreditou que o conhecimento da humanidade avançaria ao ponto de sermos capazes de viajar a oitenta quilômetros por hora! Pobre tolo!"

Hoje até um céptico teria que afirmar: "Newton era um sábio filósofo, e Voltaire um pobre tolo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário