terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Árvores andando

LEITURA BÍBLICA
Marcos 8.22-26

Vocês têm olhos, mas não vêem? (Mc 8.18)

Certa vez assisti a um desenho animado em que as árvores da floresta se moviam, andavam mexendo seus galhos como se fossem garras e seus troncos e raízes como se fossem corpos e pernas. Não lhe parece assustador? Ou, no mínimo, estranho? Acho que se eu visse uma dessas por aí, apostaria uma corrida com ela – em rota de fuga, é claro!

Pois um homem que recebeu a cura de Jesus via isso. O texto bíblico que lemos hoje conta-nos de um homem cego que fora levado por outras pessoas até Jesus, para que este o curasse. E ele o faz. Cospe nos seus olhos – que estranho! – e depois o toca. Agora ele enxerga. Perguntado por Jesus se ele via alguma coisa, ele afirma ver pessoas que se parecem com árvores.

Fico impressionado com a passividade desse rapaz. Era cego, e se não fossem seus amigos a suplicarem por ele, ele continuaria paralisado nessa mesma condição. Tão diferente de Bartimeu, também cego, mas que grita alto apesar da repreensão dos incrédulos, até que Jesus o toque. Este não; é mais mudo que cego. Depois, em vez de dizer a Jesus que não está enxergando direito, diz o que vê como quem se contenta com uma “meia-cura”. Acima de tudo, aquele homem não enxergava sua própria dignidade. Jesus, porém, não se contenta com a visão turva dele e por isso executa sua cura completa.

Quantas pessoas vivem como aquele cego: contidos em sua própria escuridão existencial, alheios às possibilidades que os cercam, alheios ao poder de Deus e sem interesse quando têm diante de si a abundância de vida. Quantos vivem em absoluta cegueira quanto ao que Deus deseja realizar em suas vidas e ao próprio valor pessoal. Que sua visão de Deus, do mundo, de si mesmo e de todo seu potencial em Cristo seja plena, clara e tão límpida quanto tão somente Deus é capaz de realizar, quer você esteja lendo isto com seus próprios olhos ou com os de outra pessoa. - WMJ

Deixe Deus abrir os olhos do seu coração para que você enxergue o que precisa ver.

"Pão Diario"

Nenhum comentário:

Postar um comentário