sábado, 13 de fevereiro de 2010



Penso que a vida não tem segredos. Colhemos o que plantamos.
Algumas verdades simples me ajudaram muito a viver, e essa aí é uma delas. Uma outra é aquela que diz que felicidade é gostar daquilo que temos. Verdade verdadeira. Quem não consegue ser feliz com o que tem não será feliz jamais. Felicidade não é algo a se realizar, é fato acontecido, degustado, elaborado e em paz dentro da gente. Não tem essa de: “se eu conseguir isso ou aquilo eu vou ser feliz, quando eu fizer isso eu vou estar feliz”. Felicidade se conjuga no presente. Sou feliz! E pronto.

Também não quer dizer que devamos viver acomodados, sem pensar no futuro, sem ambição. Claro que não. Mas é imperativo ser feliz enquanto vamos lutando e preparando o dia de amanhã, no qual pretendemos continuar bem. E é bom lembrar que o amanhã pode não ter sequer as condições “estáveis” que temos hoje. Pode nos faltar uma pessoa querida e importante, pode nos faltar o dimdim ou saúde, que é mesmo fundamental, mais do que a beleza.

A necessidade de ser belo (para ser mais bem aceito pelos outros) também é um problemão. Principalmente porque os ideais de beleza geralmente estão a anos-luz das pessoas de carne e osso. (Nas passarelas são quase sempre só osso, e muito silicone, muita bomba, muita plástica...). Quem viveu de verdade sabe que a beleza está camadas e camadas abaixo da pele, numa região tão profunda que perpassa as eras e até a nossa vida para outros planos, ou o que quer que haja depois. (Que há um depois, não tenho dúvidas).
Geralmente nossas insatisfações nascem do egoísmo e da vontade de ter mais. É difícil entender (e aceitar) que na maioria das vezes já temos tudo que precisamos. Basta lembrar da história de Jó. (fig. ao lado, Jó e seus amigos - Gustave Doré)

Feliz mesmo é quem sabe apreciar uma xícara de café, um olhar sincero, um abraço caloroso (e que sabe abraçar também). Temos um “equipamento” super elaborado em nosso corpo e em nossa consciência de mundo, para apreciar as coisas, e se somos infelizes, é porque não estamos sabendo fazer isso.

Ser feliz é saber A PRE CI AR aquilo que a vida nos oferece.

Quem aprende isso, já está com meio caminho andado pra conquistar as outras coisas boas da vida.
Faça um teste. Experimente apreciar a sua vida.

Você vai descobrir algo que eu já descobri há tempos: A vida é cheia de segredos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário